Capa do quadrinho Tipo III. Cartum da abertura de Twin Peaks. Desenho da placa de estrada da montanha.
Desenho da erupção do Monte Santa Helena. Cartum de Vulcão. Quadrinho de erupção de vulcão. 18 de maio de 1980: Monte Santa Helena, nos Estados Unidos, entra violentamente em erupção, atirando pedras, cinzas e fumaça na velocidade de um furacão. Uma “zona morta” de 328 quilômetros quadrados é criada ao norte do vulcão.
Cartum do Monte Santa Helena. Desenho de troncos de árvores caídos em cinzas vulcânicas. Área de Purga. Uma paisagem fantasmagórica, sem vida. Um espaço vazio implorando por uma recolonização.
Cartum de cientistas na zona morta do Monte Santa Helena. Desenho de erva daninha brotando. Quadrinho da chaminé da fábrica. Em vez de replantar imediatamente a floresta de volta ao seu estado original...ecologistas optaram por deixar a sucessão natural repovoar a área em um ritmo gradual e desorientado. À medida que o ecossistema do Monte Santa Helena começa a se recuperar, um outro sistema inicia a auto-regeneração...O sistema industrial humano.
Cartum do Monte Santa Helena. Desenho de caminhão de madeira. Em semanas, a rocha lisa do Monte Santa Helena é primeiramente colonizada por invasores microscópios. Líquens, bactérias, musgos e fungos cobriram a rocha...e começaram a gerar solo. Em outro lugar, o mundo industrial agia com uma estratégia similar de crescimento. Dispersando rapidamente na velocidade que o transporte permitia...coletando e desvendando recursos.
Desenho ervas daninhas soprando sementes. Cartum ervas daninhas. Os primeiros a chegarem nos terrenos vazios são classificados como estrategistas “Tipo I”. De crescimento e multiplicação rápidos, esses pioneiros investem o mínimo de recursos nas estruturas de seus próprios corpos...focando-se na extração rápida do seu ambiente e multiplicando-se em número.
Cartum de ervas daninhas crescendo no campo. Desenho da sucessão de cultura da agricultura. Camada por camada, os competitivos Tipo I trabalham a terra. Onda após onda de sucessivas chegadas de colonizadores Tipo I, cada um está ávido pelo seu lugar ao sol. Cada leva anseia por nutrientes diferentes e de forma oportunista percorrem a terra, capturando os recursos antes que desapareçam.
Cartum de semente de erva daninha. Desenho de sementes sendo levadas pelo vento. Fumaça de chaminés industriais. Dois sistemas radicalmente diferentes. Cada um, à sua maneira, seguindo a mesma estratégia de consumo, crescimento e multiplicação.
Cartum de árvores e suas raízes. Desenho de indústria de construção. Nos anos 90, uma nova geração encontra sustentação tanto no Monte Santa Helena quanto no sistema industrial humano. Estrategistas Tipo II gastam menos energia se multiplicando e lutando por recursos, em vez disso, se empenham em durar mais. Eles cavam raízes mais profundas e gastam mais energia desenvolvendo estruturas que irão durar durante suas longas vidas.
Cartum de floresta de jovens pinheiros. Desenho de alce comendo grama. Pedaço por pedaço, as copas dos estrategistas Tipo II cobrem os agora supérfluos espécimes do Tipo I…e criam condições favoráveis para um novo grupo de aliados.
Desenho de tubos isométricos industriais de reciclagem. Cartum de coruja pegando um rato. Em vez da competitiva extração do ambiente, estrategistas Tipo II se relacionam com seus vizinhos...e começam a reciclar através da cadeia alimentar.
Desenho da sucessão ecológica. Cartum do ciclo de reciclagem da fábrica isomérica. Ensacador 288. Aterro sanitário. Os sistemas Tipo II são mais eficientes do que aqueles que substituíram. Mas no final das contas eles são insustentáveis. Apesar do fluxo reduzido...sistemas Tipo II ainda pulsam em só uma direção. Tomando recursos finitos e valiosos e os transformando em lixo inutilizável.
Desenho de família posando para foto no Monte Santa Helena. Cartum com close-up de carro híbrido. Câmera, caixinha de suco. Sua tecnologia é subdesenvolvida, seu design de produto é falho...apesar do seu louvável esforço em fechar o ciclo...um sistema Tipo II, deixado para funcionar indefinidamente, certamente morrerá. E este é o estado atual de ambos, o Monte Santa Helena e a civilização industrial humana.
Desenho aéreo do Monte Santa Helena. Cartum da visão panorâmica do vulcão. Apesar de ser desesperador, ambos os sistemas estão cercados de esperança. A inspiração é abundante nas florestas em volta do Monte Santa Helena.
Desenho de floresta madura do Monte Santa Helena, árvore de abeto, Cartum de pinheiro. Um poderoso ecossistema Tipo III faz fronteira com a zona morta do Monte Santa Helena. Construído para longos períodos, esta é a forma mais madura, complexa e estável de sistema vivo.
Cartum de floresta depinheiro. Desenho do ecosistema transversal de Redwood. Sistemas Tipo III são corpulentos, de vida longa, crescimento lento e mestres da eficiência. Plantas jovens florescem à sombra de seus pais gigantes...enquanto ações ocorrem em todos os níveis em torno deles.
Cartum de pica-pau e castor. Desenho de Esquilo Voador do Norte. Rebanho de Alces. Organismos estranhos e maravilhosos encontram funções fazendo todos os tipos de trabalhos de nicho...formando uma teia de relações baseada em cooperação, tendo como força dominante a substituição da concorrência.
Cartum de urso da montanha em um córrego. Desenho do ninho de uma águia. Com a "mineração" de recursos já feita por seus antecessores, os maduros sistemas Tipo III não usam recursos do exterior, e não liberam resíduos nele. Um ciclo sem fim de reciclagem e renovação. Evoluído para a ocupação indefinida de um local.
Cartum de rato em um poste sinalização. Desenho de um alce. Linearmente, sistemas Tipo I não são categoricamente "maus"...na verdade, os recursos que liberam são os que mais tarde constroem sistemas Tipo III. Mas o tipo de estratégia de sobrevivência do Tipo I é útil apenas para um pequeno período de tempo.
Ervas Daninhas do Monte Santa Helena. Cartum de Trem Carvão. Desenho de Usina de Carvão. E diferente dos sistemas vivos Tipo I que constroem recursos a partir da atmosfera e solo nu...indústrias Tipo I consomem capital já produzido por sistemas vivos. Em um mundo onde já exploramos cada canto, vimos todos os recursos...uma estratégia de negócio Tipo I não é mais válida para a sociedade humana.
Desenho de homem olhando para a fábrica. Cartum de Usina de Carvão. A sucessão ecológica nos dá esperanças. Que isso não é tudo o que há de ser. Dado o tempo e recursos para construir soluções...os estrategistas Tipo I podem ser substituídos por estrategistas Tipo III. Uma mudança na mentalidade de uma empresa por vez...uma pessoa por vez.
Cartum de barco resgate numa tempestade. Desenho de esquilo em desmatamento na floresta. Tal como acontece com ecossistemas maduros, sempre haverá grupos de Tipo I e Tipo II prontos para saltar para o resgate quando crises acontecerem. Mas está claro que a nossa sociedade precisa passar para um estilo Tipo III, de forma harmoniosa, assim que possível.
Cartum de homem fotografando esquilo com câmera SLR. Desenho de esquilo correndo. No momento a ecologia industrial e do Monte Santa Helena estão em sincronia. Com a maturidade Tipo III apenas como um vislumbre no horizonte.
Cartum de lobo no topo de um penhasco. Desenho de família olhando o lobo. Se vamos testemunhar ou não o Monte Santa Helena atingir seu clímax...vai depender justamente de nós alcançarmos o nosso.

Support the artist

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>